fedora Tech & Eletrônicos

Fedora 16 Verne: a nova versão de um dos sistemas Linux mais populares!


O artigo abaixo foi escrito pelo colaborador Eduardo Leal:


Depois de um domínio quase total do Windows como sistema operacional dos computadores e notebooks domésticos ou empresariais no mundo todo, nos anos 90 a realidade começa a mudar, a partir de novas opções que surgem e têm a aprovação dos usuários. O crescimento dos produtos Apple no mercado, que a cada ano conquista mais pessoas, e principalmente o aumento de equipamentos com o sistema Linux pelo mundo (por ser gratuito e por funcionar melhor do que o sistema operacional da Microsoft) são os motivos mais evidentes dessa queda constante de desktops e computadores empresariais que utilizam o Windows.

fedora Fedora 16 Verne: a nova versão de um dos sistemas Linux mais populares!

O Linux é um sistema open source, ou seja, tem seu código-fonte aberto para que qualquer programador do mundo possa opinar e formar uma nova ferramenta, aplicativo ou função para o sistema operacional já existente. É o que acontece com uma das versões mais populares do Linux, o Fedora. O sistema Fedora nasceu de um projeto no qual uma imensa rede mundial de programadores independentes estava focada em prover e manter as melhores iniciativas, funções e correções de erros desse sistema operacional. Entre as principais mudanças está a interface do sistema que anos atrás começou a operar de forma mais acessível às pessoas, com ícones e meios práticos de trabalhar com programas e aplicativos, como editores de texto, imagem, vídeo, programas de planilha e apresentação.

Em sua nova versão, todas as ferramentas do Fedora 16 continuam em execução em seu funcionamento. A velocidade rápida e de resposta eficiente permanece como uma das características principais do Linux e do Fedora há anos, e a grande novidade dessa nova versão é o gerenciamento de dados em nuvem. O responsável dessa ferramenta no Fedora 16 é a nova interface intitulada Aeolus Conductor, a qual permite a criação de usuários e perfis dentro do sistema e aloca-os em nuvem, ou seja, em um registro virtual que pode ser acessado em qualquer outro computador que tenha o sistema Linux Fedora.

fedora 16 Fedora 16 Verne: a nova versão de um dos sistemas Linux mais populares!

O Fedora é hoje o terceiro sistema operacional mais utilizado do Linux, atrás apenas do Mint e do Ubuntu (que já foi o mais popular no mundo). O Fedora 16 pode ser baixado gratuitamente na internet, o que o torna ainda mais acessível aos usuários.


  • http://twitter.com/Sheyla_mn Sheyla Marques

    Puxa, achei que os mais usados seriam o Ubunto e Debian