Filme mostra os irmãos após serem sequestrados pela bruxa Filmes

[Crítica] João e Maria: Caçadores de Bruxas


Joao e Maria 580x323 [Crítica] João e Maria: Caçadores de Bruxas

Filme mostra os irmãos após serem sequestrados pela bruxa

[PARTES COM SPOILERS, FIQUE ATENTO AOS AVISOS]

Hoje em dia, é muito difícil nós vermos obras cinematográficas com uma história original. Com exceção de A Origem (Inception), é muito frequente vermos nos Blockbusters derivações de Zumbis, Vampiros, Lobisomens, dentre outros. E em uma dessas derivações, foram criados os filmes que mostram o lado mais sombrio dos Contos de Fadas. Na nossa geração, esta nova categoria iniciou-se com o filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton. Após o sucesso, foi a vez de Branca de Neve e o Caçador (este último tentou mostrar tanto o lado sombrio da obra que deixou todo o filme maçante), e em 2013, surge mais uma obra que tem tudo para ter uma boa continuação: João e Maria: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters). Mas será que vale a pena ir ao cinema assistir? Confira nossa crítica ao filme:

Vale a Pena:

Duração: João e Maria: Caçadores de Bruxas é um filme de aproximadamente 01h30min de duração. Embora o tempo pareça pouco para um filme, ele foi suficiente para não se tornar algo cansativo, conseguindo aproveitar cada minuto para incluir uma nova informação sobre a história.
Faixa Etária: O filme contém uma temática mais adulta, ou seja, não leve seu filho para ver esse filme. Não que haja muitas cenas de nudez ou sexo explícito, mas os elementos e cenas que aparecem no filme não são apropriados para uma criança.
Produção: Os efeitos de iluminação, visuais e especiais estão em ótima qualidade. O filme não economiza no sangue e nem nas vísceras.

Joao e Maria 2 580x337 [Crítica] João e Maria: Caçadores de Bruxas

A iluminação do filme consegue aumentar o clima sombrio da obra

Menos Robôs. Mais Humanidade: O filme mostrou mais humanidade nos personagens, [COMEÇO DE SPOILER] como na cena em que a Bruxa tenta fazer João engordar comendo doces, para comê-lo depois, e no futuro ele é infectado pela “Doença do Açúcar” (Diabetes); ou de Maria, que mesmo mostrando seu lado frio para os outros, guarda em si o sentimento de saudades de seus pais. [/FIM DE SPOILER]

Não Vale a Pena:

Voz de Executiva: A versão dublada de João e Maria não é da melhor qualidade. A dublagem de Maria faltou o “Ar Medieval”, com menos sotaque e mais frieza.
Pílula de Super-Herói: Em determinados momentos do filme, parece que João e Maria tornaram-se super-heróis, [COMEÇO DE SPOILER] pois no filme podemos perceber que matar uma bruxa não é tarefa fácil, mas próximo ao final do filme, João consegue matar dezenas de Bruxas praticamente sozinho, como se elas fossem baratas.[/FIM DE SPOILER]

E aí. Devo ou não ver João e Maria: Caçadores de Bruxas?

João e Maria: Caçadores de Bruxas está longe de ser um filme digno de Oscar, mas isso não significa que ele não seja digno de ser assistido. O filme possui uma temática interessante para fãs da cultura Fantástica. Diferente de muitos filmes que existem hoje, João e Maria conseguiu trazer fielmente as Bruxas das mitologias e aplicá-las ao filme. É o caso das Bruxas usarem varinhas para canalizar seus feitiços, e de existirem Bruxas Negras e Bruxas Brancas.

Jeremy Reener (Vingadores) e Gemma Arterton (Fúria de Titãs) estão em ótima forma e conseguiram incorporar ambos os personagens. Se você está procurando um programa para fazer com os amigos, João e Maria: Caçadores de Bruxas é uma ótima pedida.


  • MMaLuFF

    Só pela Maria, eu ja iria….

  • http://www.nosgeeks.com.br Gui Loureiro

    ótima crítica Paulo, eu vi nos cinemas e foi um filme que me divertiu demais, é óbvio que é um filme sem pretensões, mas ele é cheio de ação, pirotecnias, enfim, é tudo o que Sucker Punch deveria ter sido e não foi na minha opinião. E enquanto eu estava vendo o filme, já pensava, isso aqui vai dar uma excelente franquia de filmes de ação e não é que o final já carrega um gancho para isso?

    • Reenlsober

      A comparação com SuckerPunch não é esdrúxula? São filmes totalmente diferentes…

      • http://www.nosgeeks.com.br Gui Loureiro

        Não acho não, só porque um é releitura e o outro original? Não estou comparando banana com abacaxi e sim genero com genero, o que nesse caso é o genero Fantasia com Ação.

  • Reenlsober

    Você diz que os filmes perderam a originalidade, mas isso é mais em Hollywood e nos filmes blockbusters ‘para a massa’. Ainda tem muita coisa original, além de A Origem, sendo produzida (e coisa boa). Sobre o filme em si, é o típico filme que não me chama a atenção (assim como Alice do Tim Burton não me chamou). Não concordo, entretanto, com o que diz de Branca de Neve e o Caçador. Para mim, foi uma surpresa e um bom filme, melhorado tanto pelas técnicas, quanto pela Charlize Theron. E, só finalizando: pra quê spoiler? Metade do seu texto eu não li para evitar saber mais sobre a história do filme…

    • Paulo Henrique Vasconcellos

      Bom dia, Reenlsober! Obrigado pela resposta.

      Em relação aos filmes originais mencionados por mim, estou realçando o fato que muitos filmes lançados hoje em dia estão tentando aproveitar a imagem de um terceiro. Não é difícil vermos notícias de remakes e reboots de filme, além de falta de roteiro convincente. Alguns filmes produzidos hoje possuem uma história que chama a atenção, mas a escolhe de roteiro e elenco faz com que a obra decline. Utilizei o filme A Origem para exemplificar esse caso, em que mesmo ele não sendo o primeiro filme a explorar o conceito de sonho, ele trouxe elementos e referências que impressionou o público (tal como o Limbo, o Chute, dentre outros).

      Em relação a Branca de Neve e o Caçador, descordo de seu argumento, pois por um filme ser surpresa não quer dizer que ele é bom (pegue Hitman como exemplo). A escolha de Kristen Stewart para um filme foi apenas aproveitando o ganço que a saga Crepúsculo deixou. A própria crítica informa que a atriz possui uma pequena deficiência em demonstrar expressões faciais. Quanto a Sharlize Theron, ela foi a melhor escolha do elenco, onde a atriz incorporou a Rainha Má de uma forma impressionante.

      E quanto aos Spoilers. A primeira coisa que informei no começo do post foi a de que eles existiam na matéria. Se não queria saber mais sobre a obra, não sei o real motivo de você estar vendo uma crítica.

      • Reenlsober

        Essa ideia de usar ‘imagens’ de terceiros, Paulo, é antiga na verdade. Muitos filmes clássicos são adaptações de livros, por exemplo, mas poucas pessoas sabem… Hoje em dia, claro, isso está mais acentuado, mas repito, para os blockbusters hollywoodianos.

        Bom, sobre Branca de Neve e o Caçador, tudo o que eu achei do filme está na crítica que escrevi para o NG na época do lançamento do longa http://nosgeeks.com.br/critica-branca-de-neve-e-o-cacador-traz-visao-sombria-do-classico-dos-irmaos-grimm/ O filme tem erros? Claro, e o maior deles se chama Kristen Stewart. Mas ele está longe de ser um filme ruim.

        Sobre os spoilers, eu sei que você avisou, e obrigado por isso, era o mínimo a se fazer. Mas o fato é que totalmente possível escrever uma crítica sem citar trechos específicos do filme. E oras, li sua crítica porque queria, sim, saber sobre o filme, mas não sobre o que acontece nele especificamente em determinada cena, compreende?

  • hudson

    muito interessante a critica.. talvez seja mais comentários do filme, e ficou bem a cara do NG.. o que foi considerado spoiler, não seria considerado (e não foi) por qualquer outro critico, demonstrou respeito….. um alívio em meio a tantas criticas pretensiosas

  • http://www.facebook.com/people/Fernando-Firpo/100002230787707 Fernando Firpo

    Assisti ontem e gostei do filme. Aquela história para ver, torcer pelos protagonistas, e se divertir, sem cobranças sobre detalhes do roteiro.
    Gostei da retratação das bruxas, relambrando o tradicional da bruxa feia, malvada, com varinha mágica e voando numa vassoura (a excessão das bruxas boas, mas raras).
    Acho que tem espaço para uma bem-vinda continuação.

  • https://twitter.com/Gui_Vital Guilherme Vital

    Assisti ontem o filme e até que gostei. Ele bem divertido, com uma boa história, sem muito enrolação. Enfim é um bom filme e estou esperando uma continuação.